quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

pesquisas: ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO (REFEITA)de Maria do Livram...

pesquisas: ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO (REFEITA)de Maria do Livram...: pacheco_ricardo@yahoo.com.br pacheco_ricardo@yahoo.com.br ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO (REFEITA)de Maria do Livramento F. da ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO (REFEITA)de Maria do Livramento F. da Silva.
TEMA: A História do Brasil a partir de fotos históricas da cidade do Recife-PE
 5º ANO/     DURAÇÃO: 2 aulas
OBJETIVOS
ü  Possibilitar a leitura de mundo “História do Brasil” a partir do contexto local.
ü  Perceber a dinâmica e as relações dos acontecimentos ocorridos.
ü  Valorizar o Patrimônio Histórico Cultural de ordem material e imaterial.
CONTEÚDO
História do Brasil a partir de fotos de diferentes épocas da cidade do Recife=PE
Observações importantes:  Separei as fotos para trabalhar a leitura delas com os alunos.
            Nas atividades de observações reforcei a comparação de imagem antiga e nova.
            Registrei as principais conclusões da turma no quadro para que todos acompanhassem o desenvolvimento das atividades.
METODOLOGIA
             Preparação e introdução da matéria a partir dos conhecimentos prévios dos alunos sobre “História do Brasil”. Como minha intenção primeira propôs um ensino voltado para o contexto social do educando, relacionando  outros tempos e espaços selecionei algumas fotos históricas de diferentes períodos da cidade do Recife-PE.
1º) ETAPA
             Como a turma neste dia estava pequena de 14 alunos deu para desenvolver as atividades individualmente. Distribuir as fotos (imagem ) sempre variando de período, para que os alunos observassem o contexto histórico de cada época, tendo como questão norteadoras:  origem do nome da cidade do Recife, Quem eram seus habitantes, o que contribuiu para o desenvolvimento do Recife (questão do porto),desenvolvimento comercial. Solicitei que eles também observassem o jeito de vestir, as moradias existentes, as produções culturais de alguns grupos ( índios, Holandeses,...)
 2º)ETAPA
              Foi desenvolvido um trabalho de registro das observações. Esses registros individuais trabalhados e contextualizados com outros coletivamente. Assim perceberam de onde surgiu o nome da cidade “Recife” tanto o nome dado pelos índios (pedra furada) como (arrecifes) dos moradores. Valorizando assim  os conhecimento de ordem material como imaterial, além de perceber a variedade  cultural existente no local, fortalecendo a ideia que não existe cultura superior a outra.
3º)ETAPA
             Com o resultado das respostas coletivas foram feitas várias fichas de papel ofício, as quais foram misturadas e colocadas em uma sacola de plástica pequena. Para o painel foi feito uma linha com espaços de tempo, (anos, século) o qual chamamos de cronograma do tempo. Com as fichas e o painel concluídos solicitei que cada um, por vez, tirasse uma ficha da sacola para colocar no painel conciliando período e fatos ocorridos.
RECURSOS  Fotos históricas da cidade do Recife-PE (internet), caderno, cola, cartolina, quadro, piloto, texto trabalhados.
AVALIAÇÃO Uma individual na formação nas observações e na colocação das respostas do painel, e outra coletiva constatando o antes e o depois das atividades.
FONTES:  ATLAS Históricos escolar. Recife-PE : FAE/MEC,1986/
 atividade de avaliação (refeita)Silva. TEMA: A Hi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário