sábado, 26 de novembro de 2011

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO/Maria do Livramento/8º pedagogia

A História do Brasil a partir Fotos Históricas da cidade do Recife
Maria do Livramento1, Ricardo de Aguiar Pacheco2



Introdução


                O presente trabalho ”A História do Brasil a partir de fotos Históricas da Cidade do Recife” foi desenvolvido    na Escola Doutor Antônio Correia, situada no Barro, Recife Pernambuco com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, com faixa etária de 10 a 13 anos, a partir   de um trabalho sobre Educação Patrimonial na disciplina de metodologia do ensino da história II, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco/2011. O objetivo deste é estimular o interesse pelo conhecimento de Historia do Brasil a partir da preservação da memória e construção da identidade através da imagem de fotos. Pois segundo Paulo Freire o aprendizado com significação é desenvolvido a partir daquilo que o aluno conhece como objeto do saber: suas experiências do cotidiano (FREIRE, 1996). [1] 
    Neste sentido,  a pesquisa  justifica-se por  consideramos  que a o ensino dessa maneira capacita o aluno como cidadão que se apropria da sua identidade cultural tendo consciência do seus valores e de seu patrimônio pessoal coletivo. Conforme os Paramentos Curriculares Nacionais (PCNs,1998) [3]   “conhecer  diversas possibilidades  de trabalho em sala de aula é fundamental para que o professor construa  sua prática. Assim procuramos fazer uso de fotos (imagem) novas e antigas proporcionando diversas  situações de reflexão tendo em vista os objetivos da aula serem alcançados pelos alunos, tendo em vista a estrutura lógica do pensamento da organização do tempo, espaço,  processo histórico. 
Segundo  Piaget (1980) [4]  “o tempo é uma noção complexa, pois sua compreensão depende do entendimento e associação das noções de sucessão, direção e simultaneidade”

Material e métodos
     Esta pesquisa traz tanto os aspectos de abordagem qualitativa como quantitativa nas atividades do ensino de História, a partir de fotos históricas do Recife. A intervenção foi embasada pela metodologia da educação patrimonial, como não foi possível a visita ao museu, e segundo Horta (2003) [2]    ”essa metodologia tem nos museus seu lugar por excelência. Contudo, a própria autora aponta que esta metodologia pode ser aplicada em qualquer contexto educativo, seja formal ou informal.”  então, foram desenvolvidas situações de reflexões através de fotos (imagem) históricas. As quais foram abordadas, primeiramente, os conhecimentos prévios dos alunos,  as observações preliminares, os registros das observações. Depois a partir de questões  norteadoras: qual a origem do nome da cidade?, Quais os primeiros habitantes? Qual a importância do açúcar na época? Por que Recife desenvolveu mais no comercio que Olinda? Socializei as observações com debate, fazendo as ligações de acontecimentos históricos. Com as respostas foram feitas fichas de papel oficio, as quais foram misturadas e colocadas em uma sacola de plástico. Com a cartolina foi feita o que chamamos de cronograma  do tempo. Com as fichas e o painel concluídos. Solicitei que cada aluno tirasse uma ficha da sacola e colocasse no painel, conciliando período e fatos ocorridos.

Resultados e discussões
  Nas observações foi possível destacar os vários temas correlacionados, as manifestações culturas do local, o sentido amplo e importante da preservação dos elementos culturais. O processo de aprendizagem vivenciado influenciará   os alunos como sujeito histórico e participativo além de alguns aspectos da personalidade do aluno, além das reflexões sobre história do Brasil a partir do contexto local.
Agradecimentos
                Agradecimentos a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) ao professor orientador Ricardo  de Aguiar Pacheco
Referências
[1]     FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1996.
[2]     HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Educação Patrimonial. 2003.
Disponível em: http://www.tve brasil.com. br/salto/boletins2003/ep/index.htm.
                                                                                                                                                   
[3] Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino        Fundamental.             Ministério da Educação, Brasília, 1998.
[4]    PIAGET, Jean. A noção de tempo da criança. Rio    de Janeiro: Record, 1980.


 




1.Maria do Livramento Fonseca da Silva ,Graduanda  Licenciatura em Pedagogia, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos - CEP: 52171-900 - Recife/PE                                                                                                                                                          2.Ricardo de Aguiar  Pacheco  Professor do Departamento de Educação, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n, Dois Irmãos - CEP: 52171-900 - Recife/PE


.

2 comentários:

  1. Bom relatório,
    Uma vez que demonstras leitura dos textos, poderia te-la utilizado na discussão.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Espero que tenha passado o Natal e ano novo bem!

    ResponderExcluir