domingo, 2 de outubro de 2011

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO

      TEMA:

       Preservando o Patrimônio Histórico e Cultural do Recife

Ø      SÉRIE :

 4º ano (3º série)

Ø      DURAÇÃO:

 2 a 3 aulas

Ø      OBJETIVOS:

       Possibilitar a leitura do mundo em que se vive; percebendo sua trajetória Histórica;

       Valorizar tanto o patrimônio de ordem material como imaterial

Ø      CONTEÚDO:

      Patrimônio Histórico Cultural de Pernambuco (identidade ultural)

Ø      METODOLOGIA:

    Preparação e introdução da matéria a partir dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, criar situações de questionamentos para que os alunos chegassem a uma definição do que é Educação Patrimonial. Depois iríamos escolher um Patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco exemplo ( um museu)

1º ) MOMENTO
     Os alunos iriam fazer suas “Observações” e através da percepção visual e simbólica suas deduções.
2º) MOMENTO
     Trabalharíamos os “Registros”  das observações de cada aluno, individualmente, relacionando passado/ presente  (temporalidade)
3º) MOMENTO
     Já fora do museu iríamos articular o que foi dito e registrado anteriormente, com o presenciado na visita, e pesquisa em outras fontes, percebendo que os fatos, acontecimentos possuem  uma relação histórica, e que isso faz parte da nossa identidade cultural.

4 º) MOMENTO
     Iríamos adequar  situações dos conhecimentos apreendidos para as situações novas do cotidiano dos alunos. Exemplo: uma representação em sala do nosso frevo, poesia e filmes da nossa região.

RECURSOS:
Visitas ao museu, lápis, caderno, som,  poesias, giz, quadro, hidrocor

AVALIAÇÃO:
     Uma seria uma avaliação coletiva; constatando o que eles sabiam antes e o depois do assunto desenvolvido e outra escrita citando alguns dos Patrimônios (material e imaterial)  mais relevantes para eles. 
   

Um comentário:

  1. Atividade Mal planejada.
    As frases apontam para orientações genéricas (embora se perceba o uso da metodologia) que não orientam uma ação pontual, uma ação específica, uma atividade didática concreta.
    Refazer.

    ResponderExcluir