ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO
TEMA:
Preservando o Patrimônio Histórico e Cultural do Recife
Ø SÉRIE :
4º ano (3º série)
Ø DURAÇÃO:
2 a 3 aulas
Ø OBJETIVOS:
Possibilitar a leitura do mundo em que se vive; percebendo sua trajetória Histórica;
Valorizar tanto o patrimônio de ordem material como imaterial
Ø CONTEÚDO:
Patrimônio Histórico Cultural de Pernambuco (identidade ultural)
Ø METODOLOGIA:
Preparação e introdução da matéria a partir dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, criar situações de questionamentos para que os alunos chegassem a uma definição do que é Educação Patrimonial. Depois iríamos escolher um Patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco exemplo ( um museu)
1º ) MOMENTO
Os alunos iriam fazer suas “Observações” e através da percepção visual e simbólica suas deduções.
2º) MOMENTO
Trabalharíamos os “Registros” das observações de cada aluno, individualmente, relacionando passado/ presente (temporalidade)
3º) MOMENTO
Já fora do museu iríamos articular o que foi dito e registrado anteriormente, com o presenciado na visita, e pesquisa em outras fontes, percebendo que os fatos, acontecimentos possuem uma relação histórica, e que isso faz parte da nossa identidade cultural.
4 º) MOMENTO
Iríamos adequar situações dos conhecimentos apreendidos para as situações novas do cotidiano dos alunos. Exemplo: uma representação em sala do nosso frevo, poesia e filmes da nossa região.
RECURSOS:
Visitas ao museu, lápis, caderno, som, poesias, giz, quadro, hidrocor
AVALIAÇÃO:
Uma seria uma avaliação coletiva; constatando o que eles sabiam antes e o depois do assunto desenvolvido e outra escrita citando alguns dos Patrimônios (material e imaterial) mais relevantes para eles.
Atividade Mal planejada.
ResponderExcluirAs frases apontam para orientações genéricas (embora se perceba o uso da metodologia) que não orientam uma ação pontual, uma ação específica, uma atividade didática concreta.
Refazer.